REGULAMENTO 2020

REGULAMENTO 2020

Copa Paraná de Motocross e Velocross

Regulamento 2020

 

Este Regulamento está em vigor e poderá ser alterado ou modificado em seu todo ou em partes, a qualquer momento em que os organizadores e diretores de provas permitirem.

O Campeonato ocorrerá entre 02 de janeiro à 31 de dezembro de 2020.

 

DEFINIÇÃO

  • Motocross é um evento em circuito sobre qualquer terreno, com obstáculos, e se possíveis naturais.
  • Velocross é um evento em circuito sem nenhum obstáculo.

 

CLASSES (CATEGORIAS)

 

CLASSE ACIMA DE (CC) ATÉ (CC) IDADE MINIMA IDADE MAXIMA ANO NASCIMENTO
MINI MOTO 49CC 55CC 2 TEMPOS /

110CC 4 TEMPOS

4 ANOS 11 MENINOS/ 12 MENINAS 2009 MENINOS/

2008 MENINAS

65CC 49CC 65CC 2 TEMPOS /

ATÉ 125 4 TEMPOS

7 ANOS 13 ANOS 2007
MX/ VX JUNIOR 65CC/ 125

4 TEMPOS

150CC 4 TEMPOS /

250CC NACIONAL

12 ANOS 15 ANOS 2005
MX/ VX 2 125CC 2 TEMPOS / 250CC 4 TEMPOS 125CC 2 TEMPOS /

250CC 4 TEMPOS

14 ANOS LIVRE
MX/ VX 1 250CC 2 TEMPOS/ 350CC 4 TEMPOS 500CC 2 TEMPOS/ 650CC 4 TEMPOS 15 ANOS LIVRE
MX/ VX 3 ESPECIAL CILINDRADA LIVRE ATÉ O LIMITE ESTABELECIDO 500CC 2 TEMPOS/ 650CC 4 TEMPOS 17 ANOS MULHERES/

35 HOMENS

LIVRE 1985
MX/VX 40 CILINDRADA LIVRE ATÉ O LIMITE ESTABELECIDO 500CC 2 TEMPOS/ 650CC 4 TEMPOS 40 ANOS 1980
MX/ VX 45 CILINDRADA LIVRE ATÉ O LIMITE ESTABELECIDO 500CC 2 TEMPOS/ 650CC 4 TEMPOS 45 ANOS 1975
MX 50 CILINDRADA LIVRE ATÉ O LIMITE ESTABELECIDO 500CC 2 TEMPOS/ 650CC 4 TEMPOS 50 ANOS 1970
NAC. ATÉ 250CC MOTOS NACIONAIS

ATÉ O LIMITE CC ESTABELECIDO

250CC NACIONAL 14 AN0S LIVRE
INICIANTE/

TRILHEIRO NACIONAL

MOTOS NACIONAIS

ATÉ O LIMITE CC ESTABELECIDO

250CC NACIONAL 14 ANOS LIVRE
INICIANTE/

TRILHEIRO ESPECIAL

80 CC 2 TEMPOS/ 150CC 4 TEMPOS 500CC 2 TEMPOS/ 650CC 4 TEMPOS 14 ANOS LIVRE
MX/ VX PRÓ 125CC 2 TEMPOS/ 250CC 4 TEMPOS 500CC 2 TEMPOS/ 650CC 4 TEMPOS 15 ANOS LIVRE
MX F/ VX F 65CC 2 TEMPOS /

125 4 TEMPOS

LIVRE 12 ANOS LIVRE
INTERMEDIARIA 125CC 2 TEMPOS / 250CC 4 TEMPOS 125CC 2 TEMPOS / 450CC 4 TEMPOS 14 ANOS LIVRE
MX/ VX 35 NACIONAL MOTOS NACIONAIS ATE O LIMITE CC ESTABELECIDO 250CC NACIONAL 17 ANOS MULHERES/

35 HOMENS

LIVRE 1984

 

Categoria por idade: Será considerado o ano de nascimento do piloto.

Categoria Iniciante / Trilheiros Importada:  Para pilotos acima de 14 anos com motos de 2 e 4 tempos Importadas. Não sendo permitido motos nacionais. Pilotos iniciantes tenham ficado Campeão e Vice Campeão de anos anteriores nesta categoria não poderá participar. Demais pilotos serão avaliados pela organização.

Obs: A comissão organizadora irá avaliar o nivel técnico de cada piloto

Categoria Iniciante / Trilheiros Nacional:  Para pilotos acima de 14 anos com motos de 2 e 4 tempos Nacionais. Não sendo permitido motos importadas. Pilotos iniciantes tenham ficado Campeão e Vice Campeão de anos anteriores nesta categoria não poderá participar. Demais pilotos serão avaliados pela organização.

Categoria Intermediária:  Para pilotos acima de 14 anos com motos de 2 (125 cc) e 4 (250 cc) tempos Importadas. Será permitida a utilização de motos 2 (250 cc) e 4 (450 cc) tempos Importadas SOMENTE para pilotos iniciantes e intermediários. Não sendo permitido motos nacionais. Somente pilotos iniciantes e intermediários que não tenham ficado Campeão e Vice Campeão de anos anteriores nesta categoria não poderá participar. (Classificação Geral) em Campeonatos Estaduais e Copas Regionais na categoria Intermediária ou superiores. Será considerada a modalidade em disputa (Motocross / Velocross). Demais pilotos serão avaliados pela organização.

Categoria Nacional até 250cc: Permitido a participação de pilotos iniciantes motos nacionais.

Categoria MX 2: Permitido a participação de pilotos intermediários com motos ate 250cc importadas. Pilotos iniciantes NÃO poderão se inscrever nesta categoria.

Categoria MX1: Permitido SOMENTE participação de pilotos com motos acima de 250cc 2t e 350cc 4t importadas. Pilotos INICIANTES NÃO poderão se inscrever nesta categoria.

Categorias Mx Pró: Pilotos com motos importadas livres cilindrada. Pilotos iniciantes e intermediários NÃO poderão se inscrever nesta categoria

 

PILOTOS

Licenças: OS PILOTOS DEVERÃO (PREFERENCIALMENTE) SER FILIADOS A FEDERAÇÃO PARANAENSE DE MOTOCICLISMO NO ANO DE 2020.

Número de largada: É obrigatório o uso do número legível nas costas e nas laterais da moto e poderá estar impresso nas camisas desde que não haja nada que impeça a leitura do número. O piloto também poderá usar um Jaleco com o seu numeral durante todas as sessões de treinos e corridas.

Recomenda-se passar óleo no “number plate” da motocicleta em dias de chuva, para facilitar a leitura dos cronometristas.

 

ESPECIFICAÇÕES DO PERCURSO

O percurso pode ser permanente ou temporário, coberto ou não, os materiais utilizados na construção do mesmo devem ser naturais e consistentes, (terra, areia, saibro, etc.), ou qualquer material com qualidade e maleabilidade comparadas.

Para percursos aberto deve ser dada especial atenção para o sistema de drenagem nas partes baixas.  A largura da pista não pode ser menor que 6m no ponto de afunilamento no final da reta de largada, não é permitido nenhum outro afunilamento súbito no percurso.

A altura livre entre o percurso e qualquer obstáculo acima do chão deve ser de no mínimo 2m.

A distância entre os saltos deve ser 30 m no mínimo (do topo de um salto até o topo do próximo).

NOTA :  Saltos duplos e triplos são considerados somente se o segundo e/ou terceiro salto estiverem dentro da zona de aterrissagem do primeiro salto.

Para a categorias Minimotos e 65CC e Feminino, o percurso poderá ser alterado.

 

AS AÇÕES SERÃO INTERPRETADAS PELOS OFICIAIS RESPONSÁVEIS DE ACORDO COM OS REGULAMENTOS ESPECÍFICOS DA COPA PARANÁ DE MOTOCROSS E VELOCROSS DA FPRM OU CBM; AQUELAS CONSIDERADAS COMO ANTIDESPORTIVAS, OU EM DESACORDO COM OS INTERESSES DE ESPORTE OU DO EVENTO EM QUESTÃO, ESTÃO SUJEITAS A SANÇÕES DISCIPLINARES PREVISTAS PELO CÓDIGO BRASILEIRO DE JUSTIÇA DISCIPLINAR E DESPORTIVA.

 

AUTORIDADE DA ORGANIZAÇÃO:

 

O Diretor de Prova pode parar, adiar ou cancelar uma prova ou parte dela por qualquer motivo que considere justificar sua ação. Nenhuma outra pessoa pode suspender, adiar ou cancelar uma prova ou parte dela. De qualquer forma o Diretor de prova deve ser consultado antes que qualquer destas decisões sejam tomadas.

O Diretor de Prova pode penalizar qualquer pessoa que desobedeça ao regulamento ou instrução dada, ou aquele que for culpado de conduta desleal, indelicadeza, desrespeito a qualquer oficial do evento com palavras ou ações. A penalidade pode ser advertência, a exclusão do piloto de uma ou mais baterias, ou exclusão do campeonato.

 

O Diretor de prova deverá inspecionar a pista e a cerca de segurança antes do início dos treinos. Ele deve assegurar que todas as suas decisões que afetem ou modifiquem  programa divulgado, ais como mudança de baterias, exclusão de pilotos, adiamento, suspensão ou cancelamento da prova, sejam comunicados diretamente ao Júri para que sejam tomadas as providencias cabíveis.

O Diretor de Prova tem o direito, sob sua própria iniciativa, por razões urgentes de segurança, ou caso de força maior, paralisar uma prova prematuramente ou cancelar uma parte ou  todo o evento.

Se uma prova é parada a qualquer momento durante a primeira metade do tempo previsto de prova, haverá uma nova largada completa, com a participação dos pilotos que ainda estiverem na prova. Os pilotos retornarão para os Box e a nova largada.

O Diretor de Prova pode excluir um ou mais pilotos de participarem  da nova largada, no caso de serem julgados culpados pela paralisação da prova.

Se uma prova é paralisada após transcorrida a primeira metade do tempo previsto de prova, a prova será considerada completa. A ordem de chegada será baseada na colocação dos pilotos na volta anterior a que a bandeira vermelha foi mostrada. O(s) pilotos(s) indicado(s) pelo Diretor de Prova como responsável(eis) pela bandeira vermelha, será(ao) colocado(s) atrás dos demais pilotos, tendo completado um número igual ou maior de voltas. Exceto em caso de uma falsa largada, uma prova pode ser recomeçada somente uma vez. Se for necessário ser dada largada por mais de uma vez, e se 05(quinze) minutos não tiverem sido transcorridos, a prova será considerada nula e inválida.

 

 INSCRIÇÕES

O valor da inscrição para a Copa Paraná de Motocross / Velocross 2020 será de R$ 80,00 (Oitenta Reais) para 1ª categoria, R$ 70,00 para 2ª categoria e R$ 50,00 para as demais categoria por piloto.

 

Ao assinar a ficha de inscrição o piloto reconhecerá imediatamente este Regulamento e exime a Copa Paraná de Motocross e Velocross, a FPRM, Clube, Patrocinador, Diretores e Auxiliares de qualquer responsabilidade civil ou criminal por ato cometido por si, ou por membros de sua equipe.

 

 

SEGURANÇA DOS PILOTOS

A segurança dos pilotos, espectadores e oficiais, deve ser prioridade máxima quando da construção dos obstáculos da pista.

A largada, a chegada, o box e todas as áreas ao redor da pista, onde a permanência de pessoas é permitida, devem ser protegidas por uma cerca. Esta cerca entre os espectadores e a pista deve ser forte e alta o suficiente para conter o público.

É proibido o uso de cães de guarda nas áreas restritas aos pilotos, mecânicos, sinalizadores, imprensa e representantes das fabricas.

Em cada lado da pista deve haver uma zona neutra de segurança com pelo menos 2 metros de largura para proteção do público e pilotos. Esta zona é definida como a área entre a cerca (ou obstáculo natural) e os bumpings da pista.

Os bumpings devem ser feitos de faixas (cordas são proibidas) e as estacas de madeira leve ou de material flexível e a altura máxima deve ser 500mm acima do solo e a mínima 200mm, e deverão estar demarcando o circuito.

Fardos de feno, pneus ou outro material eficiente na absorção de choques, devem cobrir todos os obstáculos, tais como árvores, postes, paredes, pedras, etc., para proteção dos pilotos. A pista deve estar livre de grandes pedras, e qualquer uma que venha para a superfície durante a prova deve ser removida.

A pista deve ser irrigada apropriadamente, se necessário, em tempo hábil antes da prova e entre treinos e baterias para garantir condições adequadas, protegendo o público e pilotos contra a poeira.

  • O traçado da  pista deve priorizar  a  segurança  do  piloto.
  • Especial atenção deve ser dada  na confecção dos saltos e no ângulo dos mesmos.
  • Toque finais nos saltos deverão ser feitos com ajuda de um piloto credenciado previamente escolhido.
  • Fardos de feno ou outro material para absorção de impactos, para proteção dos competidores, devem ser colocados em todos os obstáculos e zonas de escapes.
  • Deve-se respeitar uma distância mínima de 3 metros entre as seções da pista. Se esta distância não puder ser respeitada por causa do limite de espaço, fardos de feno deverão ser colocados para separar as pistas, mas pelo menos uma zona neutra de 1 metro entre as pistas deve ser respeitada.

 

LINHA DE LARGADA

Serão permitidos, no máximo 30 (trinta) pilotos para largar em cada classe.

A seleção destes pilotos para escolha do gate será dos 5 primeiros colocados no ranking e os demais de acordo com a chegada.

 

PIT STOP (ZONA DE PREPARO)

Ao lado da pista deve ser reservada uma área “Pit-Stop”, para reparos ou ajustes nas motocicletas durante a prova pelos mecânicos, onde eles poderão sinalizar a seus pilotos apenas neste local. Esta área deve ter uma entrada e uma saída que permita aos pilotos transitarem facilmente nesta zona com segurança.  Deve ser claramente identificável para os pilotos e mecânicos. Por medidas de segurança não pode estar localizada numa curva, ou antes, e depois de um salto.

Qualquer parte da motocicleta, exceto o chassi, que deve estar selado, pode ser modificada, ajustada ou substituída.

O abastecimento deve ser feito com o motor desligado. (Somente no Pit-Stop)

Os pilotos, ao entrar na zona de reparos, devem parar antes de retornar para a pista. A violação a esta determinação resultará em exclusão da prova.

Um piloto que entrar nos Box, com a motocicleta durante a prova, não será autorizado a retornar àquela prova. (Será considerado abandono de prova)

Comunicação através de rádio com os pilotos não será permitida.

Não será permitido chefes de equipes e mecânicos fora da área de “Pit-Stop”, com exceção nos treinos e provas da categoria 50cc, 60cc e feminina.

 

TREINOS

 

Os Treinos inicializarão no sábado que antecede a prova a partir das 14:00 e no domingo a partir das 09:00.

Em caso do traçado ser alterado durante o curso do evento, todos os pilotos terão a possibilidade de dar, no mínimo 01(uma) volta de inspeção do novo traçado.

Durante os treinos serão proibidas largadas coletivas.

Os treinos são proibidos no período de uma hora que antecede a largada da corrida da mesma classe, salvo a ocorrência de permissão dada pelo Diretor de Prova por razões específicas.

 

PROGRAMA DAS PROVAS

Os horários de largada de cada prova estarão informados na Programação de cada etapa, podendo ser modificado a critério da organização.

ASSISTÊNCIA EXTERIOR, CORTE DE PERCURSO.

 

Qualquer assistência externa no percurso é proibida durante a(s) prova(s) a menos que seja efetuado por um comissário designado pelo organizador para garantir a segurança, sendo permitido apenas na área de “Pit-Stop”. A penalidade pela violação desta regulamentação é a exclusão da prova.

Tomar atalhos no percurso é proibido. A penalidade será a exclusão da respectiva sessão de treino ou prova. Penalidades adicionais poderão ser aplicadas pelo Júri.

 

SINAIS OFICIAIS

Os sinais oficiais devem ser dados por meio de bandeiras.

BANDEIRA SIGNIFICADO
Vermelha Parada imediata, obrigatória para todos
Preta Piloto indicado deve sair da prova
Amarela Perigo Imediato, Devagar, Não Ultrapassar, Não Saltar
Azul Atenção, DÊ Passagem
Branca com Cruz Vermelha Pessoal ou Veículo de Serviço Médico na Pista.
Verde Pista Livre para a Largada da bateria
Xadrez Preta e Branca Fim da Prova ou Treino

PROCEDIMENTO DE LARGADA

 

Antes de cada  largada, o seguinte procedimento será aplicado na Zona de Espera:

10(dez) minutos antes da largada, a zona de espera será fechada: Todas a Motocicletas deverão estar na zona de espera

05 (cinco) minutos antes da Largada: após um sinal, permanecerão na zona de espera apenas os pilotos e 01(um) mecânico do piloto/chefe de equipe/representante.

A ordem de largada dos pilotos no gate para a prova é determinada pelos resultados do ranking do campeonato.

O Comissário levantará uma bandeira verde, momento a partir do qual os pilotos estão sob seu controle, até que todos os pilotos estejam sobre a linha de largada. Quando todos estiverem sobre a linha de largada, o comissário levantará uma placa de 10 segundos”, durante os 10 segundos. o gate irá desarmar.

O Diretor de Prova irá designar uma pessoa para controlar o momento de liberação do gate de largada.

Um obstáculo deve ser instalado atrás do gate de largada para impedir que os pilotos se afastem do gate de largada.

É proibido o uso de qualquer artifício, que não o original, para ligar a motocicleta no gate de largada.

É proibido o uso de qualquer dispositivo de ajuda de largada pelos pilotos no gate de largada.

A área em frente do gate de largada será restrita e será preparada de modo consistente, dando condições tão iguais quanto possível para todos os pilotos. Ninguém, exceto os oficiais e fotógrafos, será autorizado a permanecer nesta área e nenhum tratamento da área é permitido.

Ninguém, exceto os pilotos, oficiais e fotógrafos está autorizado a permanecer na área atrás do gate de largada. Os pilotos estão autorizados para tratar esta área, contando que nenhuma ferramenta seja usada ou assistência externa seja fornecida.

Fica terminantemente proibido largar do Box.

 

LARGADAS FALSAS

 

Todas as largadas falsas serão indicadas por uma bandeira agitada. Os pilotos deverão retornar para a zona de espera e uma nova largada será dada o mais rápido possível. CASO O PILOTO QUEIME A LARGADA, ELE DEVERA DESACELERAR SUA MOTO E SAIR POR ÚLTIMO, CASO CONTRÁRIO SERA PUNIDO EM 5 POSIÇÕES.

 

REPAROS E SUBSTITUIÇÕES

 

Os pilotos terão a possibilidade de reparar a motocicleta na zona de reparos da pista (Pit Stop) durante prova.

 

LINHA DE CHEGADA

 

Deverá ser claramente demarcada com uma bandeira, arco inflável ou metálico, faixa pintada no solo, sempre posicionada em frente a barraca de cronometragem. Especial atenção deve ser dada na colocação dos mesmos, para que não invadam a pista ou coloquem em risco a segurança dos pilotos.

 

 

RESULTADOS

 

O Vencedor de uma prova é o piloto que atravessar a linha de chegada em primeiro lugar. Os pilotos seguintes concluirão suas respectivas provas assim que passarem pela linha de chegada.

Ao término de cada bateria, os 10 primeiros colocados serão premiados na área destinada para o Pódium.

 

PONTUAÇÃO

 

O Critério de desempate para o Campeonato é 1° MAIOR NÚMERO DE PARTICIPAÇÃO EM ETAPAS, 2° MELHORES RESULTADOS ENTRE OS EMPATADOS, 3° MELHOR COLOCAÇÃO NA ULTIMA ETAPA.

A pontuação para toda e qualquer Categoria, se dará nos termos que seguem:

1º lugar:          25 pontos                      11º lugar                  10 pontos

2º lugar           22 pontos                       12º lugar                 09 pontos

3º lugar           20 pontos                       13º lugar                08 pontos

4º lugar           18 pontos                       14º lugar                07 pontos

5º lugar           16 pontos                       15º lugar                06 pontos

6º lugar           15 pontos                       16º lugar                05 pontos

7º lugar           14 pontos                       17º lugar                04 pontos

8º lugar           13 pontos                       18º lugar                03 pontos

9º lugar           12 pontos                       19º lugar                02 pontos

 

10º lugar          11 pontos                      20º lugar                01 ponto

 

Pontuação Holeshot: 1 ponto extra no ranking

 

 

A pontuação é para todos que completarem 50% da prova.

A última etapa não pontua pilotos que não participaram de nenhuma prova durante o ano.

 

PROTESTO

Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitudes antidesportivas deverão ser feitos por escrito, pelo piloto ou chefe de equipe e entregues ao Diretor de Prova, até 30(trinta) minutos após a chegada do primeiro colocado.

Protestos contra  resultados deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregue ao Diretor de Prova até 30(trinta) minutos após a divulgação do resultado final.

Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova

NÃO CABEM PROTESTOS CONTRA DECISÕES DAS AUTORIDADES DA PROVA, O DIRETOR DE PROVA TEM TODO PODER JUNTO COM O PRESIDENTE PARA TOMAREM DECISÕES SOBRE A PROVA.

 

OFENSAS MORAIS

 

Ofender moralmente o Diretor de Prova ou auxiliar em função:

PENA:            Suspensão de 2(dois) a 5(cinco) eventos, quando o autor for atleta ou de 20 (vinte) a 60(sessenta) dias, quando forem outros os autores.

 

Reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da Direção da Provas ou auxiliar em função:

PENA:            Suspensão de 1 (um) a 3(três) eventos e multa.

 

Desrespeitar, por gestos ou palavras, o Diretor de Prova ou seus auxiliares:

PENA: Suspensão de 1 (um) a 4 (quatro) eventos ou multa.

 

Praticar ato violento:

PENA:            Suspensão de 1 (um) a 2 (dois) eventos ou multa.

ÚNICO: Se da jogada resultar lesão ao adversário que o impossibilite de prosseguir no evento, a pena será de suspensão de 2(dois) a 6(seis) eventos

 

Praticar vias de fato contra companheiro de equipe ou componente de equipe adversária:

PENA: Suspensão de 2(dois) a 4(quatro) eventos.

ÚNICO:          Se da infração resultar lesão corporal grave, a pena será de suspensão de 30(trinta) a 90(noventa) dias.

 

Tentar impedir, por qualquer meio, o prosseguimento de um evento:

PENA: Suspensão de 120(cento e vinte) a 360(trezentos e sessenta) dias.

 

Participar de rixa, conflito ou tumulto, durante o evento:

PENA: Suspensão de 2 (dois) a 4 (quatro) eventos.

 

Assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua equipe, representação adversária ou de espectador:

PENA: Suspensão de 1(um) a 4 (quatro) eventos e multa.

 

Dar ou transmitir instruções a atletas fora linhas limítrofes o “Pit Stop”:

PENA: Punição de 3 (três) posições na classificação final da bateria.

 

Saltar sob Bandeira Amarela:

PENA: O piloto será desclassificado da bateria.

 

Ultrapassar sob Bandeira Amarela:

PENA:    O piloto será punido em 3 (três) posições na classificação final da bateria.

 

Ultrapassar ou Saltar sob Bandeira de Atendimento Médico:

PENA:    O piloto será desclassificado da bateria.

 

As multas terão o valor inicial de R$300,00(trezentos reais) para primeira aplicação e em caso    de reincidência o valor será o dobro da última multa aplicada.

 

VIGÊNCIA

 

O presente regulamento entra em vigor a partir de sua divulgação.

 

 

 

PRESIDENTE                                                                                VICE PRESIDENTE

FABIO DE LUCENA BRITO                                                                  SUÉLLY CRISTINA DA ROSA LUCENA BRITO

 

 

DIRETOR DE PROVA                                                                      SECRETÁRIA

JOÃO PAULO DO NASCIMENTO                                                      SIMONE F. O. GARCIA

 

 

ESPERAMOS QUE O PRESENTE REGULAMENTO SEJA CUMPRIDO NA ÍNTEGRA.

 

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